terça-feira, 12 de junho de 2012

Livro do mês: Noites das mil e uma noites



E mais uma novidade do blog! Quem já fuxicou já sabe que eu tenho um outro blog voltado exclusivamente para os livros, e eu sempre paro e fico pensando no que posso aproveitar daquilo tudo que eu leio na dança do ventre, e consequentemente, para o Ventre da Dança. Indo na tag de livros aí do lado direito vocês vão encontrar alguns posts sobre alguns livros, mas agora eu quero instituir esse tipo de post como algo mensal.

Isso porque ler livros, mesmo que de literatura, que abrangem o universo árabe já nos ajuda muito a compreender um pouco melhor essa belíssima cultura! E nada como um bom livro para animar ainda mais a estudar! Ou, quem sabe, até mesmo nos inspirar para uma dança :-)

Como primeiro livro de uma longa série de indicações (darei preferência a livros que são encontrados em português, claro), escolhi um livro do único Nobel de Literatura de língua árabe: Naguib Mahfouz!

Já havia comentado sobre a Trilogia do Cairo dele por aqui, e cheguei a mencionar no último post do livro da Dina que ele sofreu um atentado no Cairo por causa dos seus livros. Isso porque esse autor era muito crítico e bastante realista ao retratar as hipocrisias da sociedade egípcia (quem já leu a Trilogia do Cairo sabe bem disso).

Apesar de ser muito conhecido e ter uma bibliografia bastante extensa, são poucos os livros dele que encontramos em português (fora o problema que é acertar a grafia do nome dele, pois encontramos as seguintes variações: Nagib/Naguib e Mahfouz/Mafouz/Mahfuz), mais ainda assim temos coisas bem interessantes para fuxicar nas livrarias!

Uma delas vou apresentar a vocês hoje: A Noite das Mil e Uma Noites

Capa da edição de bolso, facilmente encontrada em qualquer grande livraria

Esse livro fantástico é uma fábula sobre uma cidade fictícia onde tudo o que aflige a sociedade moderna acontece: roubo, corrupção e violência. Só que com uma roupagem clássica dos contos árabes, com direito a gênios (djins), sultões e princesas. Fora que Naguib Mahfouz resolve se utilizar dos personagens mais famosos da literatura árabe, mais especificamente aqueles (adivinha???) das Mil e Uma Noites!

O livro é fabuloso, e faz a gente refletir muito sobre a vida, além de nos fazer mergulhar na mitologia árabe. Naguib Mahfouz faz desfilar uma coleção de personagens complexos, que mostram todo o tipo de hipocrisia presente na sociedade árabe (e na nossa, também, por que não?), numa crítica ácida ao que o Egito foi se tornando ao longo do século XX.

Fica a dica :-)




Post original no meu blog de livros aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário