terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Coisas de mulher - coletor menstrual e outras opções que ninguém fala

Por Lalitha

Menstruação e absorventes industrializados

Então, desde que comecei a escrever esse blog que quero falar sobre esse assunto, e como diz aí em cima, esse blog também é sobre o feminino, então nada mais justo que falar sobre a menstruação.

Muitas mulheres, hoje em dia, optam por não menstruar, utilizando-se de pílulas ou outros métodos hormonais para isso. Mas para quem ainda menstrua, essa fase do mês costuma ser cheia de problemas e tabus.

Não vou entrar no tema tabu dessa vez, não é o objetivo no momento (vamos falar disso em outra ocasião). O que quero tratar aqui, hoje, é como lidamos com a menstruação em si, porque não são todas que se dão bem com os usuais absorventes industrializados. Muitas têm alergia ao material plástico usado nos absorventes industriais, enquanto outras sofrem de cândida ou outras irritações por conta do "abafamento" que absorventes, tanto internos quanto externos, podem provocar.

Pessoalmente, nunca curti absorventes internos, acho horrível colocar aquele maço de algodão lá dentro. Os atuais aplicadores ajudam, mas depois fica aquele fiozinho pendurado e... sério, me dá nervoso. Já os externos o meu problema é o mesmo de diversas outras mulheres: alergia. (Engraçado que só fiquei sabendo quão comum era esse problema quando comecei a comentar com as minhas amigas, que também sofriam com alergia a absorvente, mas nunca diziam nada a ninguém, por que será que esse silêncio persiste, minha gente?)

E, como todo problema alérgico, foi piorando com o tempo. Primeiro eu deixei de usar os absorventes com aquela camada plástica e só usava os de "algodão" (porque aquilo não é só algodão, querida, tem um monte de química junto), depois até os ditos de algodão começaram a me incomodar. Todo mês era um suplício, uma semana menstruada, uma semana assada.

Até que resolvi dar um BASTA! Ninguém que eu conhecia tinha outra opção para me indicar. Sério. Nem meu ginecologista sabia o que me dizer. Daí resolvi catar na internet.

Sabe que tem muita coisa por aí que nem desconfiamos?

Existem alternativas!!!!

Primeiro procurei saber se alguém fazia absorvente de PANO, daqueles do tempo da vovó, que se lava, seca e reutiliza (porque se calcinha nunca me deu alergia, um absorvente verdadeiramente de algodão seria tranquilo, certo?). E sabe de uma coisa? SIM!!! Temos diversas fornecedoras brasileiras de absorventes de pano atoalhado! Se você colocar no Google, acha um montão! E tem de tudo quanto é jeito, tamanho, cor... um barato!

Absorvente de pano que prende na calcinha


O chato é que precisa lavar (e esperar secar pra usar de novo), então você precisa comprar VÁRIOS deles e ter estoque, fora o inconveniente de guardá-los sujos na bolsa para levar de volta pra casa. Se você não liga para essas coisas, é uma ótima opção para se livrar de alergias e cândidas. Eu já testei e aprovo. Ele até que segura bem um fluxo mais forte, inclusive você encontra alguns modelos que tem abas e prendem na calcinha.

Agora, a outra opção mais diferente e alternativa que encontrei foi o COLETOR MENSTRUAL. Eu nunca tinha ouvido falar disso, mas está virando febre na internet!!! Foi a coisa mais revolucionária que encontrei. Mas o que é isso exatamente?
Coletor menstrual

O coletor menstrual é um recipiente em forma de cálice (aí em cima a foto!), normalmente feito de silicone medicinal (usado em cirurgias, e totalmente hipo alergênico), que você encaixa no canal vaginal e que coleta o seu sangue, sem deixar vazar nem uma gotinha. NEM UMA GOTINHA. E gente, eu testei! Usei o coletor numa aula especialmente agitada de kung fu e em seguida dei uma aula inteira só de shimmies (1h de aula de kung fu + 30 min de caminhada quase corrida entre uma aula e outra + 1:30h de shimmie)! Nem uma gotinha, e no auge do meu fluxo!

Além disso, ele é o mais ecológico de todas as opções, porque é reutilizável (nada de montanhas de absorventes não recicláveis jogadas no lixo) e você não gasta tanta água e sabão para lavar (comparado com a opção do absorvente de pano que, convenhamos, é chato de lavar e gasta muita água e sabão).


Agora, esse coletor infelizmente não é para qualquer uma. Lembra a história do tabu? Pois é. Para usar um coletor menstrual você precisa estar confortável com você mesma. Porque para colocar um coletor no lugar e retirá-lo você precisa colocar os dedos dentro da vagina. E na hora de tirar, dependendo do seu fluxo, você pode acabar se sujando de sangue, claro. Fora que é preciso lavar o coletor e isso envolve lidar com o seu próprio sangue menstrual (que é super limpinho, gente, vamos combinar). Se nada disso nunca foi um problema para você, é a sua solução! E não importa a idade, ou se você já teve filhos de parto normal, o coletor vem em tamanhos diferenciados!

Se você for virgem converse com o ginecologista antes de tentar usar, OK?

Usando um coletor menstrual

Os coletores menstruais, são bem simples de utilizar. A forma correta de introduzi-los é essa aqui:

Formatos para dobrar o coletor menstrual, facilitando a introdução
Posição do coletor dentro do canal vaginal

Mas um pouco de experiência ajuda, porque você precisa saber qual é o melhor ângulo para introduzir no canal vaginal, e precisa descobrir quais são as melhores posições (a mais fácil é sentada no vaso, onde dá para relaxar, mas outras posições são possíveis também: de cócoras, com uma perna levantada de lado, semi-agachada - aquela posição que usamos para usar o vaso sem sentar, etc). Mas isso você descobre usando, portanto não desista da primeira vez se tiver dificuldade. Respire fundo e relaxe, se você estiver tensa, aí é que não vai entrar mesmo. Eu mesma tive dificuldades no início, mas aí eu pensava no absorvente comum e o que ele me causava e tentava de novo! Depois de uns 2 dias de incômodo (porque eu não tinha aprendido a colocar direito ainda), a coisa começou a funcionar bem. Hoje já faz um ano que uso coletor e não troco por nada.


Alguns coletores vem com uma haste, que dependendo do canal vaginal, pode espetar e incomodar (experiência própria! demorei uns 2 dias para ter coragem de cortar a haste), mas isso é facilmente resolvido cortanto-se um pedaço da haste (cuidado para não cortar tudo! Além de vazar, dificulta a retirada do coletor se não tiver nenhuma haste ou base para segurar).

Outra coisa que se precisa saber, é que dependendo do tamanho do canal vaginal, o coletor pode encostar no colo do útero, e aí é preciso encaixar a saída do útero dentro do coletor, porque, além de incomodar se ficar do lado de fora,o sangue não será coletado corretamente e aí, gente, vaza. Para saber onde fica e o que é colo do útero, coloque os seus dedos dentro da vagina (pode ser um só, é suficiente) e procure uma protuberância durinha (parece um bico), esse é o seu colo do útero, é ele que deve ficar dentro do coletor.

E não se preocupe se você acha que você é "larga" ou já teve filhos por parto normal, o coletor vaginal costuma ter mais de um tamanho disponível, veja com o fornecedor o mais adequado para o seu caso. E fornecedor, hoje em dia, é o que não falta! Além dos fornecedores "tradicionais" estrangeiros, hoje já temos fabricantes nacionais! Se o preço do coletor brasileiro não for mais em conta, for igual ao estrangeiro, pelo menos você poupa o ambiente ao diminuir a importação de produtos (que gasta muito combustível viajando pelo mundo).

Higiene do coletor

Outro fator importante ao usar o coletor menstrual é a sua limpeza. O sangue menstrual em si é limpinho, ele fica com aquele cheiro característico por conta do contato com o ar, que aí sim favorece o aparecimento de bactérias (em última instância o coletor é mais higiênico que o absorvente comum).

Mas para manter o coletor limpinho, é preciso retira-lo e limpa-lo no intervalo de no máximo 10h. O ideal é limpa-lo sempre com água e sabão, mas caso isso não seja possível, é necessário pelo menos uma "aguinha", chuveirinho funciona bem se você estiver num banheiro público. E sim, é preciso lavar as mãos com água e sabão antes de fazer a "operação".

Entre cada ciclo também é bom fazer uma limpeza mais profunda. O ideal é ferver o coletor durante 5 minutos em água. Não se preocupe, ele não derrete e esfria muito rápido. Pessoalmente, eu acho melhor fazer isso logo antes de utilizar pela primeira vez no ciclo.

Então, como vocês podem perceber, esse é o único inconveniente do coletor: fazer a limpeza dele na rua pode ser complicado. Se você tiver um lugar minimamente limpo para fazer isso, é super tranquilo. Em viagens e para quem passa o dia todo fora sem acesso a um banheiro aceitável é que fica difícil. Mas nada impede que se misture o coletor com outros tipos de absorvente, né? Dependendo do caso é só ajustar o que você vai usar no dia. E vou te dizer uma coisa: poder dormir com o coletor, sem calcinha, durante a menstruação, sem se preocupar com vazamento, não tem preço!

E então, alguém já usou essas alternativas e quer compartilhar também a experiência?

11 comentários:

  1. Não tenho problemas com absorventes, mas é sempre bom saber que temos opção numa saga que nos acompanha todos os meses durante anos! Adorei o post!!
    Giovanna Antonaci

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive problemas com absorventes e até gosto dos internos e tal, mas é sempre bom saber que existe vida além da farmácia!
    Mandou muito bem!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma Diva Cup Lady tem seis anos e não consigo lembrar como suportei tantos anos de absorvente! Alem da praticidade são ecologicamente corretos, uma vez que diminuem e muito o plastico e lixo produzido. Outra vantagem: mantem a lubrificacao natural da vagina! Uma pena que ainda sejam Tao caros no Brasil, aqui paguei pelo meu 12 dolares!! Adorei o artigo Laurinha! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Aqui eles são mais caros que lá fora, claro, mas ainda tem um preço acessível. Eu achei, eu gastava muito mais em remédio!!!!
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  4. Eu tbm nao tenho (grandes) problemas com o absorvente comum (são incomodos na medida em q..sao um incomodo, parecem uma mini fralda ne..é chato)..os internos me recuso a usar rs

    Eu ja conhecia os coletores..mas na epoca em q soube era algo assim só internacional msm..Nao sabia q ja tem fornecedor no BR. Legal..pensei em usá-los na época pela questão ambiental.

    Agora ele tem validade? Pq li o comentario acima de q o coletor dela foi 12 dolares...se for pra durar alguns anos acho q vale a pena..vc gastará o msm ou mais em absorventes né.. Enfim..ainda penso sobre os coletores volta e meia..vou me informar mais..

    E nao consigo acreditar q ainda haja tabu qnto a mestruação..meu deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!
      Os coletores têm data de validade sim, precisa verificar com cada fornecedor, porque o tempo de utilidade do produto varia.
      E sim... ainda tem muita gente que evita o assunto menstruação... vivemos num mundo melhor que nossas mães, mas ele ainda tem muitos tabus com relação à mulher.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, conheci seu blog por meio de uma amiga: Lory Moreira (Salvador).
    Vim aqui para ler sua tradução sobre a Dina e acabei chegando até esta publicação.
    Eu uso já há uns 5 ciclos o coletor menstrual da Miss Cup e acho fantástico, desde que usei pela primeira vez nunca mais fiz uso de outro método. É como se eu nem estivesse menstruando... Tudo o que dizem de bom é verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu "testemunho" Elaine! É bom para as pessoas verem que não é tão complicado e que tem mesmo as suas vantagens! Eu uso o meu MissCup há 1 ano e acho TUDO DE BOM! E realmente você fica com a sensação de que não está mestruada! E essa sensação é ótima!

      Excluir
  6. Um novo coletor chega para as brasileiras! É o holy cup!
    Com variedade cor e 3 tamanhos e um preço bem amigo. Confiram www.holycup.com.br

    ResponderExcluir
  7. Poxa, gostei de saber que alguém já usou! Quando vi pela primeira vez fiquei preocupada de comprar e isso me fazer mau, mas logo depois eu parei de menstruar. Por problemas que tive voltei a menstruar e agora estou convencida de experimentar.

    ResponderExcluir