sábado, 3 de novembro de 2012

Kisses from Kairo - Lamba os meus pés



Domingo, 15 de abril de 2012

Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha     

Esse post é para todos os caras, reais e virtuais, que já disseram que querem beijar, lamber, morder, massagear, chupar, lavar ou comer os meus pés. Caros senhores, sintam-se a vontade. Eu tenho OS pés mais nojentos do mundo. Pés de bailarina. Tem anos de balé e de dança do ventre sobre eles. (Tem alguns homens embaixo também! :O ). Na verdade, eles estão mais para ferramentas do que para pés. Eu tenho os dedos do pé em martelo, unhas encravadas, calos, bolhas, feridas, ossos quebrados, artrite prematura, pele morta e calcanhares permanentemente enegrecidos. Inchaços são comuns na minha família. Eu ando e danço descalça em superfícies que você não encostaria nem com uma vara de 3 metros. Meus pés são tão nojentos, que até a pedicure faz cara feia quando tiro meus sapatos. Na realidade, eles são tão indomáveis que eu desisti deles. Nem me dou o trabalho de pintar as unhas. Quem eu estaria enganando? Além disso, 90% dos esmaltes saem depois de um único show. Eu também não corto as unhas, mas também, elas parecem não crescer depois de certo ponto. Aha! Elas provavelmente são lixadas com todo o atrito que acontece quando danço em chão de madeira e de concreto. Eu ainda as limpo com freqüência, apesar disso não fazer a menor diferença. Elas ficam sujas novamente.

:D

Eu compenso o problema dos meus pés mantendo uma boa manicure. Unhas postiças de uma polegada da Kiss, Sally Hansen e Broadway. Elas não são vendidas aqui, então eu reponho o meu estoque toda vez que volto aos EUA para uma visita. Eu compro em torno de 6 a 7 caixas, que duram uns 6 meses. Unhas postiças não são exatamente a coisa mais saudável, mas adoro o comprimento que elas dão para os meus dedos.

A última vez que fui fazer compras de unhas postiças na CVS (N.T.: rede de farmácias famosa nos EUA), cruzei com uma prateleira de unhas dos pés postiças. Imagina só! Você pode fazer você mesma uma pedicure instantânea. Por um segundo eu pensei que elas poderiam ser a solução perfeita para os meus pés horrorosos. Mas no final das contas, decidi que não era uma boa ideia; tenho certeza que eles ainda não fazem unhas com o formato para “dedos em martelo”. E, dado o que acontece com as minhas unhas postiças, eu simplesmente sei que unhas dos pés postiças simplesmente voariam enquanto eu danço e aterrissariam dentro do prato de alguém. ;)~

Mas teve uma ocasião em que unhas dos pés postiças teriam caído muito bem. Foi depois de um show que eu fiz num clube da alta sociedade no Cairo. O senhor que me contratou, que já passava dos 80 anos, decidiu me dar um “feedback”, como bons expectadores egípcios sempre fazem. ;) Ele disse que tudo no meu show estava “berfeito”, exceto por uma coisa. “ A unha do seu dedo gande (ele quis dizer dedão do pé) é muito bequena. Bocê brecisa ter ela gande e pontuda, como as ladies de classe orientais tem”.

Meu deus do céu. O velhinho acabou de me dizer para manter unhas do pé grandes e pontudas! >*D

“Mas... POR QUÊ?!?” Perguntei a ele.

“Borque aqui no Iiiigito, uma lady não será de resbeito se ela não tiver uma unha cumbrida. As bessoas vão dizer que ela é de baixa categoria. Desculbe, mas bocê não quer que ninguém de chame de sharmoota. Então, bara a bróxima festa, inshallah bocê terá unhas dos dedos (i.e. do pé) gandes.”

Pára tudo.

O que o tamanho das unhas do pé tem a ver com as pessoas achando que eu sou prostituta? Se alguém pensa isso de mim é porque sou bailarina de dança do ventre, não porque as unhas dos meus dedões dos pés são “pequenas”!

E então respondi. “Sabe, de onde eu venho, é o oposto. Unhas dos pés grandes e pontudas é uma coisa de gueto. Além disso, não acho que seria confortável.”

Como sempre, eu não estava chegando a lugar algum com esse papo. Mas, bem, vocês sabem o que se diz. O cliente tem sempre razão. :D

Mas parando para pensar nisso, eu acho que o homem tinha mesmo alguma ponta de razão (piada proposital). Eu vi algumas unhas dos pés pontudas desde que me mudei para cá. Eu simplesmente nunca soube que era intencional, ou que era um símbolo de status! É uma dessas coisas que eu via e pensava “OK”, e então pensava em coisas mais importantes, como unhas dos mindinhos pontudas (e eu realmente quero dizer das mãos). De fato, uma das coisas mais curiosas no Egito é o fenômeno da unha do mindinho cumprida. Se você examinar as mãos de alguns homens egípcios, você vai reparar que eles têm pelo menos um dos mindinhos com unha cumprida. Eles mantêm todas as outras unhas curtas, exceto a do mindinho que salta pra fora, como uma lâmina de um canivete pequeno. Parece coisa de pirata, e meio que me lembra o Capitão Gancho. :)

Bom, eu nunca pesquisei de verdade sobre a utilidade dessas unhas de mindinho cumpridas, mas aparentemente também é algo disseminado por países da Ásia. Deixo isso para a minha imaginação. E até agora consegui pensar em: palito de dentes, para limpar o nariz, palheta, cotonete, abridor de cartas, arma, colher de chá, colher de cocaína...

Não importa o quanto eu tente, eu acho que nunca vou entender a unha do mindinho cumprida. E ela meio que me dá nojo, especialmente quando a vejo em homens bonitos. Quer dizer, quem quer imaginar um gato usando a sua unha do mindinho das formas que eu descrevi? Definitivamente brochante. Assim como dentes ruins, mau hálito, e os meus pés. :)

Falando neles, eu tenho certeza de que se mais homens vissem os meus pés, eles pensariam duas vezes antes de me assediar ou tentar me pegar no colo. Especialmente se eles os vissem logo depois de eu terminar um show. Como danço descalça, meus pés ficam grudados com todo tipo de sujeira quando termino de dançar. E como normalmente preciso sair correndo para outro show, não tenho tempo de lavá-los. Eu apenas coloco de volta as minhas meias, ou sandálias se for verão, e vou cuidar da minha vida. Tanto a parte de dentro das minhas meias quanto das minhas sandálias ficam pretas muito rápido, e eu acabo tendo de esfregá-las loucamente quando chego em casa. Eu tenho uma esponja especial para eles também. De jeito nenhum que eu usaria a mesma esponja no meu corpo e nos meus pés. Mesmo que eu a lavasse antes de usar no corpo. Porque pés têm o potencial para ficarem muito sujos, especialmente aqui, e é considerado um grande insulto se você sentar com as pernas cruzadas e a parte de baixo dos seus pés ficarem de frente para alguém. Se você fizer isso, você poderia muito bem também xingar a mãe dessa pessoa. Você está basicamente dizendo que ela é tão suja e baixa quanto os seus pés. Sapatos também são ofensivos nessa parte do mundo. Por isso o famoso caso do sapato sendo jogado em cima do George Bush no Iraque faz um tempo atrás. :) Apesar de ser censura-livre para a gente, “filho de um sapato” é um grande insulto por aqui. Assim como chamar alguém de sapato. Fica pior se envolver chinelos. “Shib-shib” em árabe egípcio. Dizer que você quer bater em alguém na cabeça com os seus shib-shib pode deixá-los realmente com raiva. :)

Eu nunca havia percebido quão ofensivos pés e sapatos podem ser até concluir o quão nojento os meus são. Seria simplesmente rude da minha parte deixar qualquer um ver os meus pés, ainda mais deixar colocá-los na boca. Tão rude quanto todos os arrepiantes ditos homens que andam por aí e que resolvem dividir comigo detalhes dos seus fetiches e fantasias nojentos sobre pés. Que pena que eu nunca sou rude. ( :O ). Senão, esses caras provavelmente teriam que colocar os meus pés na boca deles.

Aqui outro post muito legal sobre pés da única Princesa Farhana: “Dancer’s feet” (em inglês) 

Um comentário:

  1. Não importa o quão feios seus pés sejam: eles são fortes por te levar pra todo lado,sustentar sua dança e aguentarem ser postos a toda prova em todo tipo de solo. São pés nobres e eu sei que vc os ama de todo coração!^-^

    Já os meus pés sofrem em outra direção: além de serem tortos pra dentro, minha pele é muito fina e vive 'rasgando' por qualquer coisinha, até mesmo atrito com sapatos...agora imagine esses pés feridentos metidos em dança e KungFu! Às vezes eu gostaria de ter asas...

    Já a tradição das unhas dos pés grandes, talvez tenha alguma ligação com a genética daquele povo: eu sou descendente e minhas unhas são duríssimas de cortar, muitas vezes eu tenho que usar lixa pra se livrar do excesso delas nos dedos dos pés, a única vantagem é ter unhas longas e resistentes nas mãos! ^o^

    ResponderExcluir