quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Livro do Mês - Filae - O último templo pagão



Depois de sugerir um livro extremamente pesado e controverso, nesse mês resolvi pegar leve e sugerir uma leitura um pouco mais suave. Filae - O último templo pagão conta a história de Filae (claro), um templo que pode-se visitar até hoje no Egito. O templo (a verdade, um complexo de templos dedicado a Ísis), que data do Egito antigo, ficava numa ilha com o mesmo nome, pouco antes da primeira catarata do Rio Nilo, mas como a ilha foi submersa por causa da construção da barragem de Assuã, o templo foi todo desmontado e reconstruído numa ilha próxima, chamada Agilkia.

Nesse livro, Christian Jacq (o mesmo autor da já sugerida saga de Ramsés) narra o final da vida no templo. A história é triste, pois envolve a morte de uma tradição milenar, e você vê a perseguição pela qual os últimos sacerdotes (e sacerdotizas) passam. Inclusive, dá para fazer um paralelo dessa morte e dessa perseguição com a dança do ventre no Egito hoje... é sempre muito triste de ver.

Capa da edição traduzida para o português, infelizmente ainda não há versão de bolso...
Mas o livro é lindamente escrito, como sempre porque Christian Jacq é maravilhoso, e tudo o que ele fala sobre o antigo Egito é tão poético que dá vontade de viajar no tempo e viver perto dos faraós. É tudo tão bonito e triste que não dá vontade de parar a leitura até chegar na última página!

Para bailarinas de dança do ventre, o interessante é ver as descrições do Egito Antigo, dos seus rituais, roupas, e como a mulher era vista, em contraste com a cultura cristã que vem substituindo a cultura milenar dos deuses egípcios ao longo do livro. E é interessante também, caso você possa ir no Egito, visitar Filae, pois um dos seus templos, que é dedicado a Hathor, têm muitos afrescos relacionados à dança... de ponta a ponta são mostrados egípcios com seus instrumentos e dançando... é lindo! E dá para reconhecer diversos antepassados dos atuais instrumentos árabes! É tudo de bom! Pena que o livro não seja ilustrado... seria ainda mais imperdível!

Aguém já leu esse livro? Ou então já visitou Filae? Compartilhe suas impressões com a gente!

3 comentários:

  1. Caraaaaaaaaaaaaaca eu preciso deste livro, vou já comprar um pra mim. Você tem As Egípcias? Eu adoro tbm! Tem um pequeno relato de rituais das sacerdotisas.
    Cheiro pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Egípcias do Christian Jacq? Tenho! Mas ainda não li, acredita? Preciso mudar isso na minha vida rsrsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  2. Estava pesquisando sobre esse templo, maravilhosa a sua dica lalitha, comprarei o livro! bjss

    ResponderExcluir