quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ma liberté de danser - Antes de começarmos - linha do tempo

Por Lalitha

Para melhor ilustrar o livro da Dina, resolvi fazer uma pequena linha história (e resumida também, então não tem todas as bailarinas, ok?) das bailarinas do Egito... mais informações sobre essas bailarinas surgirão futuramente no blog, por hora focaremos apenas em entender o que foi mudando ao longo do tempo na sociedade e no estilo da dança.


Onde se situa Dina? – linha do tempo das bailarinas Egípcias

1950-1960 – Conhecida como Época de Ouro da dança do ventre, nesse tempo as mulheres usavam até mini-saia nas ruas do Cairo e as bailarinas eram veneradas pelo público. As mulheres andavam como as européias pelas ruas, com braços e pernas à mostra, e os cabelos soltou. As mais conhecidas aqui no Brasil dessa fase são: 

 Naima Akef

Samia Gamal (com Farid Atrache)

 e Tahia Carioca

Para conhecê-las melhor procure o DVD The Legends:

Vocês vão reparar que as bailarinas dessa época primavam pela técnica e faziam grandes espetáculos, além de serem reconhecidas como grandes Damas, sendo extremamente elegantes e comportadas dentro do que era considerado aceitável na época (que era bem mais liberal).


1960 -1970 – As bailarinas dessa época ficaram em atividade até meados dos anos 80 e 90. Mas, apesar de ainda contar com grandes estrelas e ainda serem admiradas pelo público, as bailarinas e a dança começaram a sofrer com as mudanças que ocorreram na sociedade egípcia a partir de 1970, culminando com a guerra do golfo em 1990. Nessa fase o Egito foi se tornando cada vez mais conservador, aos poucos as mulheres abandonaram as roupas e modas européias e passaram a usar o véu nas ruas. Das bailarinas dessa época, poucas se aposentaram mantendo o respeito do público, dentre essas poucas estão Nagwa Fouad, Souheir Zaki e Lucy. Outras fizeram muito sucesso, mas hoje são mal vistas, como Fifi Abdou. Nessa época também começou a “invasão” das bailarinas estrangeiras, que hoje disputam espaço com as nativas.


Nagwa Fouad


Souheir Zaki


Fifi Abdo

A partir dessa época as bailarinas ficaram mais ousadas (vide o exemplo da Fifi Abdo). Foi quando dançaram pela primeira vez Oum Kalsoun (Souheir Zaki). Grandes espetáculos ainda eram montados, e o auge das grandes produções chegou com Nagwa Fouad, que era extremamente criativa e gostava de coisas grandiosas. Muitos dizem que foi uma época de decadência também, com as bailarinas ficando menos elegantes e mais abusadas. Qualquer que seja a sua opinião, o fato é que o cenário foi realmente mudando.


HOJE – Existem apenas 3 bailarinas egípcias famosas ainda em atividade: Dina (começou entre os anos 80 e 90), Lucy (aposentou-se muito recentemente e começou nos anos 80) e Randa Kamel (conhecida mais fora do que dentro do Egito). 

 Lucy 

 Dina

 Randa

Hoje as bailarinas já não fazem mais grandes shows, e a sua dança é bem diferente das gerações anteriores, e Dina é mesmo muito copiada, como vamos ver nos próximos posts.

Para maiores detalhes sugiro esse site aqui :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário