sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Kisses from Kairo - Finalmente!


Sábado, 4 de junho, 2011
Finalmente!
Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha

Então, hoje de manhã recebi ótimas notícias! Minha permissão para trabalhar foi aprovada pelo governo egípcio! (Bom, pelo que quer que tenha restado dele :D). Agora estou legalmente autorizada a trabalhar como bailarina de dança do ventre no Cairo. Finalmente! Só demorou, ah, dois anos e meio e uma revolução! Bom, não exatamente. Eu fui contratada para dançar no Semiramis ano passado, mas isso acabou quase antes de começar (por motivos que irei descrever no próximo post). Uma semana depois desse drama, eu passei num teste num Cruzeiro no Nilo, chamado Le Memphis, que então entrou com um pedido para contratar bailarinas estrangeiras. O próximo passo era me contratar e andar com a papelada, o que demorou muito mais do que deveria.

Primeiro, o homem que eu contratei para tratar dos papéis tinha síndrome do sono crônica, que é como eu gosto de sacanear. Aquele era o homem MAIS PREGUIÇOSO do planeta - a própria personificação do sono. E apesar dele poder ganhar muito dinheiro resolvendo a minha papelada, ele simplesmente não conseguia se mexer para resolver nada! E se ele me enrolou uma vez, ele me enrolaria mil vezes. Se passaram meses com ele sem atender meus telefonemas e me dando desculpas ridículas, sem ele nem começar o processo de permissão, que só começou depois que eu quase fui deportada por ter me apresentado sem a permissão! Quando eu finalmente perdi a paciência com esse cara e procurei outra pessoa para fazer o processo, já tinham se passado 8 meses e uma revolução!

Segundo, devido aos acontecimentos políticos que varreram o Egito no início do ano, não havia como a minha permissão de trabalho ser processada. Para piorar as coisas, o Ministério de Relações Exteriores egípcio anunciou que proibiria todos os extrangeiros de trabalhar no Egito. O Ministro eventualmente corrigiu o anúncio, dizendo que apenas aqueles estrangeiros que eram necessários para a prosperidade do Egito teriam permissão de trabalho. Mas isso significava que agora eu tinha que provar que eu, uma bailarina de dança do ventre americana, era necessária para a prosperidade do Egito, e que eu não estaria roubando trabalho das egípcias. Desnecessário dizer que nenhuma das duas afirmações poderia ser mais da verdade. Por mais que eu goste de pensar que sim, a minha dança não é necessária para a prosperidade do Egito. E ela tira trabalho de outras bailarinas egípcias (eu aprendi isso da pior forma possível, quando bailarinas egípcias descontentes tentaram fazer com que eu fosse deportada por "roubar o trabalho delas" no navio).

Dada a nova política com relação aos trabalhadores estrangeiros, você pode imaginar como eu comecei a perder minhas esperanças. E você pode imaginar o quanto fiquei extasiada quando descobri que o próprio Ministro tinha assinado a minha permissão. Eu imagino que isso significa que a minha dança é necessária para a prosperidade do Egito. Que ideia maravilhosa. ;) E eu também fui a primeira bailarina estrangeira a ser oficialmente contratada depois do início da revolução. Que honra. :)

Claro que nada disso teria sido possível se não fosse o trabalho duro e a dedicação da pessoa que eu contratei para processar os meus papéis depois de não chegar a lugar nenhum com o Sr. Dorminhoco. Eu sou eternamente grata a ele por ser honesto, pró-ativo, e totalmente inabalável sob a pressão que algumas pessoas fizeram para tentar me derrubar (sim, a gente adquire alguns inimigos quando tenta ser uma bailarina de dança do ventre no Cairo. É triste, mas inevitável). Eu também sou grata ao Sr. Safaa Farid pelo incentivo, apoio e equilíbrio durante esse período difícil. É bom saber que existem pessoas boas na comunidade da dança do ventre do Cairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário