terça-feira, 17 de julho de 2012

Shimmies!!!!!!!

Conforme prometi no post sobre o DVD de glúteos da Suhaila, vamos falar sobre shimmies!



A ideia aqui não é esgotar o assunto, pois o que mais tem por aí são shimmies diferentes (já ouviram falar do DVD 21 shimmies e 1001 variações da Leyla Jouvana?). O que eu gostaria de discutir aqui é a técnica básica, do shimmie de quadril mais básico.

Quando comecei a aprender dança do ventre, com a minha primeira professora lá nos anos 2000 (antes da novela O Clone, ok? rsrsrsrs) ela me ensinou que o shimmie é feito com os joelhos. Todas vocês devem ter aprendido assim também: você alterna os joelhos bem rápido e daí obtem o shimmie). Mais tarde vim a saber que essa é a técnica usada pela renomadíssima bailarina e professora egípcia Raqia Hassan. Logo, essa é a técnica usada pelas bailarinas egípcias hoje.

Mas confesso que sempre tive dificuldades com essa técnica. Eu sempre achei o meu shimmie pequeno, e tinha muita dificuldade em fazer shimmie me deslocando. (mais alguém se identifica com isso? rsrsrsrsrs)

Daí fui fazer um workshop só de shimmie com a bailarina paulista Dunia La Luna, isso foi por volta de 2003 ou 2004, e ela falou sobre uma outra técnica de shimmies, sem o uso do joelho ou das pernas! Sim, é isso mesmo! O motor principal do movimento passa a ser o quadril e um grande conjunto de músculos associados a ele, desde os músculos transversais até os psoas (para uma descrição básica da técnica veja o site da Dunia, aqui).

E mais tarde conheci a técnica das bailarinas americas, que é o uso dos glúteos, como mostrado no DVD da Suhaila (confesso que eu acho essa técnica a mais difícil de todas). Detalhes no post sobre o DVD, aqui.

Todas essas técnicas dão origem a shimmies, mas cada uma tem uma qualidade um pouco diferente. O uso dos joelhos, apesar de gerar pernas mais estendidas, dá origem a um shimmie de movimentos bem curtinhos (o famoso tremidinho), e é muito difícil fazer movimentos longos com essa técnica, especialmente se você tiver um quadril pequeno. E, dependendo da roupa, os movimentos dos joelhos sobressaem demais (e eu, pessoalmente, acho isso feio).

A técnica dos glúteos dá origem a movimentos bem maiores, mas são movimentos sempre bem sequinhos e duros, por causa da força usada na contração dos glúteos, e conforme você aumenta a velocidade, ele vai ficando mais curtinho (claro, em todas as técnicas é assim).

Já a técnica do uso direto do quadril dá origem a um shimmie maior que das outras técnicas, e o movimento fica menos duro e seco (mas você pode torná-lo mais duro e seco se quiser graduando a força que você coloca no movimento). E, assim como na técnica dos glúteos, o movimento dos joelhos fica menos aparente, mas em compensação as pernas precisam estar mais flexionadas (a não ser que você esteja de salto).

Mas quem usa que tipo de técnica? Bom, vamos aos exemplos para ver a diferença!

Uso da técnica dos joelhos:

Dina: (note como os shimmies são sempre pequenininhos)



Luna do Cairo: (repare como o movimento dos joelhos chamam atenção)



Soraia Zaied: (esse vídeo é legal porque dá pra ver muito bem o uso dos joelhos, como eles se mexem tanto ou mais que o quadril)



Técnica dos glúteos:

Suhaila: (perceba como o movimento dos joelhos é mínimo)



Ariellah: (note como os movimentos de quadril são sempre bem secos - apesar da Ariellah trabalhar com tribal, a base da dança dela é dança do ventre, então vale a pena dar uma olhada)



Técnica do quadril:

Dunia La Luna: (repare o uso de mais de uma técnica de shimmie, o de joelhos e de quadril nessa dança, e a diferença na qualidade do quadril em cada técnica)



Fifi Abdou: (repare como o shimmie da Fifi é muito maior do que se usa hoje em dia no Egito)



Nadia Gamal: (repare como ela controla o tamanho do shimmie - pequeno e grande, e como ela faz um shimmie lindo ajoelhada - esse shimmie de joelhos só é possível usando ou as coxas, ou glúteos ou movimentos partindo do quadril)



Naima Akef: (repare como ela nem usa o tremidinho tão usado hoje em dia, só um shimmie maiorzinho)




Enfim! Espero que tenha dado para perceber a diferença :-) e que tenha ajudado a quem queria saber mais sobre shimmies! Qualquer dúvida coloque aí nos comentários que a gente vai batendo um papo sobre esse assunto tão fascinante!

3 comentários:

  1. Lalitha minha linda adorei o seu blog...realmente dá pra perceber a diferença... dde todos q vi o que mais aprecio é o da Dina, maravilhoso queria ter esse controle... kkkkk
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Adorei, vou repassar pras minhas alunas. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a aula. Amei!!! Super recomendo assistir!

    ResponderExcluir