sexta-feira, 6 de julho de 2012

Kisses from Kairo - Beleza Baladi


Servindo de modelo de vestido de noiva para uma revista egípcia


Quarta-feira, 31 de agosto, 2011

Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha



Deve haver algum tipo de superstição sobre vestir vestidos de noiva antes de casar, mas eu já vesti vários desde que me mudei para o Cairo. Na verdade, houve um momento em que eu estava vestindo uns 20 vestidos por semana. Não, eu nunca me casei (apesar dos incontáveis pedidos de casamento de homens egípcios), e não quero me casar nunca. Eu simplesmente sirvo de modelo de vestidos de noiva no meu tempo livre, quando não estou me apresentando ou ensinando dança do ventre.

Deixe-me esclarecer. NÃO, eu não sou modelo de vestidos de noiva. É só porque eu sou um pouco mais “arredondada” do que todas as meninas russas que saturam o mercado de modelos no Egito, então eu sou muito chamada para fotos que querem uma mulher um pouco mais cheinha. Isso significa fotos de lingerie e vestidos de noiva. Dado que eu me recuso peremptoriamente a servir de modelo de lingerie, acabo ficando com os vestidos de noiva. É meio irônico, considerando o meu medo/repulsa com tudo relacionado a casamento. Especialmente os vestidos bolo de noiva. E, cara, como eles são bolo de noiva por aqui. No instante que eu entro num desses monstros, pareço estar me afogando num mar de tule branco e chiffon. Sem mencionar que é impossível se movimentar com eles. Agora eu sei porque todas as noivas egípcias, em cujos casamentos eu danço, parecem permanentemente furiosas e assustadas.

Eca! Eles até photoshoparam o meu queixo para ficar maior!
Para ser justa, preciso dizer que não é tudo culpa do vestido. Boa parte do ar furioso tem a ver com a maquiagem egípcia, especialmente as sobrancelhas. Você sabe, aquelas sobrancelhas em diagonal, super-retinhas, que faz parecer que você tem um “V” na testa. Aquelas que começam mais perto dos cílios do que os ossinhos permitem e saem correndo pelo seu rosto num ângulo de 45 graus. Agora, com todo o respeito para com os maquiadores egípcios, sobrancelhas “V 45” fazem você parecer zangada. Toda vez que tenho o meu rosto maquiado para uma sessão de fotos, alguém me diz que pareço zangada (se eu não estiver sorrindo, é claro :D). Isso não poderia estar mais longe da verdade, mas simplesmente vem com o pacote dessas sobrancelhas tão intensas. São tão intensas que não me fazem parecer zangada como muda completamente o meu rosto. Sem exagero. Frequentemente eu não me reconheço ou mesmo gosto do jeito que eu fico depois de ser maquiada assim.

Felizmente, eu não me importo com o quão feia eu fico nessas fotos. Isso porque meu coração não está presente em servir de modelo para vestidos de noiva egípcios. Para mim isso é que nem Halloween, só que pago. Mas para outras, especialmente as milhares de meninas russas e ucranianas que fazem sua carreira fora do Egito, ficar esquisita é um problema sério. Algumas até choram. Eu lembro de ter feito uma sessão com uma modelo russa linda num centro de beleza para noivas. Nós duas fomos maquiadas do jeito típico baladi, e isso nos transformou em outras pessoas. Mas enquanto eu achava isso motivo de riso, ela achou que era motivo para chorar. Ela não conseguia suportar ficar tão abominável! E, acredite em mim, nós estávamos abomináveis. Nós duas tínhamos sobrancelhas “V-45” negras como carvão, base com uns 3 tons abaixo na cor natural da nossa pele, pelo menos umas 4 cores de sombra nas pálpebras, pintas falsas e lábios gigantescos pintados em fuschia. E nem vou mencionar como estavam os nossos cabelos!

O que é mais engraçado é que o que nós, não-egípcios, achamos brega, os egípcios acham lindo. É por isso que esse visual é reproduzido toda vez que vou fazer uma sessão de fotos no Cairo, seja de noiva ou de qualquer outra coisa. Eles me produziram assim até quando eu servi de modelo para uma linha de pijamas infantis do Mickey Mouse!

Grade, branco e bolo de noiva! :D
A última sessão de fotos que fiz semana passada foi particularmente de levantar as sobrancelhas (trocadilho intencionado). O dono desse salão de beleza baladi contratou modelos e uma equipe de filmagem para que ele pudesse fazer propaganda dos seus serviços de maquiagem e cabelo para noivas. O vídeo estava sendo transmitido ao vivo em diversos canais do Egito, Arábia Saudita, Golfo e partes da Europa. Supostamente. De qualquer forma, quando chegou o momento do maquiador (que também era o dono do salão) fazer as minhas sobrancelhas, a coisa ficou feia. Primeiro, ele cobriu as minhas sobrancelhas naturais com linhas grossas e escuras, começando no osso do meu nariz e indo para fora numa diagonal exagerada. Então, ele pediu para que eu fechasse os olhos, pegou uma navalha e raspou as partes da minha sobrancelha que não estavam cobertas pela linha diagonal grossa! Assim que eu percebi o que ele tinha feito, todos os tipos de palavrão começaram a passar pela minha cabeça. Eu estava furiosa que ele tinha se atrevido a raspar minhas sobrancelhas no vídeo sem nem me consultar! Quer dizer, não é como se eu não precisasse delas! Ou que eu pretendesse continuar a desenhar diagonais na minha cara até elas crescerem de novo, seja lá quando isso for acontecer. Mas como estávamos ao vivo, eu não podia protestar. Pensando nisso agora, eu gostaria de ter tido um ataque em frente à câmera. Isso teria adicionado um necessário alívio cômico para todo aquele fiasco. :D

Ok, ok, esse aqui não é tão ruim :)
Lá estava eu, visível para todo o Oriente Médio, sentada numa cadeira de salão de beleza, com um vestido de noiva enorme e uma toalha de banho branca para cobrir o meu decote (!). Para me fazer me sentir ainda mais ridícula, o maquiador virava o meu rosto de um lado para o outro puxando o meu nariz! E tudo isso por 50 dólares. 300 libras. É um pouco mais do que eu ganho num show no Nile Memphis. Mas, pelo menos no barco eu estou fazendo algo que eu gosto. Certamente é melhor do que passar 7 horas enrolada num vestido de noiva e numa toalha de banho com as minhas sobrancelhas sendo raspadas e meu nariz sendo puxado de um lado para o outro na frente de todo o mundo árabe!

Para ser sincera, eu não sei o que me chateou mais – as sobrancelhas raspadas, o meu nariz ser puxado de um lado para o outro ou o fato de eu ter que cobrir o decote com uma toalha de banho porque o vídeo estava passando na Arábia Saudita. Em primeiro lugar, por que me colocar com um vestido com um decote tão profundo? E como se a toalha não fosse suficiente, a equipe de filmagem sugeriu que o maquiador colocasse um separador de dedos de pedicure nas mãos para que elas não entrassem em contato com o meu rosto enquanto ele me maquiava!!! Os religiosos não apreciariam a idéia de um homem estranho tocando o rosto da noiva por qualquer razão.

Pelo amor de deus, gente! O Talibã ainda não tomou conta de tudo!

E foi isso. Minha (aparentemente grande) tolerância para sacanagens foi levada ao limite. Felizmente o maquiador rejeitou a idéia do separador de dedos. Mas houve, entretanto, uma técnica que ele insistiu em não mostrar para as câmeras – a de soprar glitter em pó nos meus lábios tingidos de fuschia. Sugestivo demais.

Depois veio o cabelo. Cachos à la Shirley Temple paralisados por quilos de spray de cabelo. Eca. Três esponjas pretas do tamanho de laranjas foram presas na parte de trás da minha cabeça com elásticos, nas quais os cachos foram presos. Mais spray de cabelo. Acho que minha cabeça mais que dobrou de tamanho. ;) Assim como a maquiagem, a sessão cabelo também foi televisionada, então eu me esforcei ao máximo para segurar o riso. Especialmente quando o hairstylist estendia repetidamente a mão para o ajudante e pedia “benis” – grampo de cabelo :D

Era 5 da manhã quanto tudo terminou. Graças a Deus. Eu não queria que nenhuma vivalma das ruas do Cairo me visse do jeito que eu estava. Quando cheguei em casa levei mais de uma hora para conseguir tirar toda a maquiagem, desfazer e lavar o cabelo, que estava duro como pedra por causa do spray. Sem estar preparada para ver como eu ficava sem ¾ das minhas sobrancelhas, eu tentei evitar lavar a área das sobrancelhas, mas sem sucesso. As linhas diagonais se tornaram um borrão com o resto da maquiagem que escorria pelo meu rosto cheio de sabão. Não há palavras para descrever a cara que eu fiz ou como me senti quando vi meu rosto sem maquiagem no espelho, tudo o que posso dizer é que eu nunca quis tanto na minha vida ter sobrancelhas grandes e grossas. E eu fiquei preocupada com todo o suor que escorreria direto para os meus olhos quando eu dançasse. De agora em diante, eu planejo sempre informar com antecedência aos maquiadores sobre a minha nova política de “sem raspar”. Eles podem fazer o que quiserem comigo, desde que não inclua remover as minhas sobrancelhas. Mas por enquanto, a primeira coisa que faço de manhã é desenhar um novo par de sobrancelhas no meu rosto até as minhas de verdade crescerem de volta. Seja lá quando isso for!

Mais algumas fotos para chantagem para a sua diversão. :)





Essas nem são tão ruins... a maquiagem foi feita por um maquiador libanês


2 comentários:

  1. e td isso por 50 dolares??? não faltou um zero ali?? oh meu Deus... Nãoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é!!!!! mas 50 dólares no Egito é muito dinheiro comparado com o Brasil ou os EUA

      Excluir