sexta-feira, 13 de abril de 2012

Kisses from Kairo - O derbakista de $6,78


Quinta-feira, 16 de junho, 2011
O derbakista de $6,78
Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha

Depois de 6 meses trocando de derbakista como eu troco de roupa, eu FINALMENTE encontrei o derbakista perfeito para completar a banda. Ele é talentoso, potente, traduz apropriadamente os meus movimentos, não é preguiçoso nem mesquinho. Ele é tudo o que eu estava procurando num derbakista, e eu não poderia estar mais satisfeita. Mas, como sempre, há um problema. Os outros integrantes da banda não gostam dele. Eles dizem que ele é arrogante e que faz gestos e caras esquisitas para eles. E eles o querem fora da banda.

Senhoras e senhoras, vocês vêem contra o quê estou lutando? Caras esquisitas?! Sinto-me como se estivesse lidando com um bando de crianças!

Lidar com os músicos é uma das partes mais difíceis do meu trabalho. Eu tenho alguém para lidar com eles diretamente (isso porque não é "prestigioso" para a bailarina conversar diretamente com os músicos), mas eu ainda assim sinto os efeitos dos seus egos grandes demais e suas infantilidades. E na noite passada, eu realmente saí do sério. Nós estávamos no palco, quase terminando o show com um solo de derbake, quando, de repente, a banda parou de tocar. Eles me deixaram plantada na frente da platéia sem ter música para dançar! Eu me virei para ver qual era o problema, só para encontrá-los discutindo com o derbakista.

Eu devo ter olhado para eles com a cara mais feia do mundo, porque eles pararam imediatamente de discutir e voltaram a tocar. E foi nessa hora que eu finalmente entendi todos os momentos de fúria-no-palco que eu já testemunhei entre bailarinas egípcias e seus músicos. Para o bem do show, eu me recompus. Mas quando nós saímos do palco, eu lancei a minha fúria em cima da banda - reclamei por uns 5 minutos sem parar nem para respirar. Eu acho que joguei para fora toda a frustração acumulada nesses últimos dois anos no Cairo, e isso foi muito booooooooom. :)

Basicamente, o principal argumento da minha reclamação foi "CRESÇAM!". Eu expliquei para os músicos que existe algo chamado etiqueta de palco - que mesmo que o derbakista seja mesmo um babaca ou crie confusão, isso não é desculpa para a banda toda parar o show para discutir com ele. Nós resolvemos os nossos problemas fora do palco. Nesse ponto os músicos responderam dizendo que o derbakista "está tentando mostrar pra você como ele é uma estrela". Ao que eu tive que responder rispidamente "Que aqui não tem estrelas! Nenhum de nós é uma estrela! Michael Jackson é uma estrela. Amr Diab é uma estrela. VOCÊS não são estrelas! Quando eu me inclino para a banda no final do show, eu não vejo indivíduos, muito menos estrelas! Eu vejo um grande borrão de instrumentos - uma banda - um time. E eu faço parte desse time, então conta outra!"

E eu continuei dando a eles uma aula sobre a realidade. Nós somos artistas, eu disse a eles, e a maioria dos artistas tem egos grandes demais. Especialmente aqueles que sabem que são bons no que fazem. Vocês também têm egos. Senão não estariam incomodados com o derbakista querendo aparecer para mim como se fosse "uma estrela". Na vida e no trabalho você precisa estar preparado para encontrar todos os tipos de personalidade. Você vai encontrar o arrogante, o mesquinho, os mentirosos, os que gostam de contar vantagem, o humilde, o leal, o honesto, o desonesto, o bom, o mau e o feio. Você precisa saber como lidar com cada tipo sem interferir no seu trabalho ou no trabalho dos outros. Isso se chama profissionalismo.

E essa é a razão porque eu acho que um bacharelado em psicologia infantil deveria ser um pré-requisito para dançar dança do ventre no Cairo. :D

Dessa vez os músicos não me responderam. Eles perceberam que eu estava certa, e que eu não iria tolerar esse tipo de comportamento para com o melhor derbakista que eu pude encontrar por $6,78.

É isso mesmo, esse derbakista ganha $6,78, ou 40 libras egípcias, por uma hora de show. Isso é menos do que o salário mínimo na maioria dos estados dos EUA! É, entretanto, um pouquinho mais do que os demais músicos da minha banda ganham, e isso só porque eu estou pagando a ele o pouco a mais que ele pediu por fora, da minha parte do dinheiro (Sim, os salários dos músicos pode ser ridículo ASSIM no Cairo). E a razão pela qual eu aceitei pagar a ele o extra de $2,54 do meu miserável salário de $33,90 é porque ele é bom. Ele é também o único derbakista do nível dele que concordou em trabalhar por essa quantia ridícula.

Eu estou disposta a fazer isso porque achar um bom derbakista não é uma tarefa fácil quando o salário fixo é de apenas $4,25, ou 25 libras egípcias, para o derbakista. Apesar deles custarem um centavo a dúzia, nem todos os derbakistas são iguais. Eu vou esclarecer isso, fazendo uma descriminação dos diferentes tipos de derbakista.

Primeiro, existe o derbakista que só trabalha em orquestras pequenas, normalmente de até 5 músicos (takht). Eles são chamados acertadamente de takhatees, e não trabalham com cantores ou bailarinas.

Depois, estão os derbakistas que trabalham exclusivamente com cantores. Esse tipo de derbakista precisa ter conhecimentos específicos.

A terceira categoria de derbakistas é daqueles que trabalham com bailarinas, ou tabbal ra'assa, como se diz em árabe. Esse é o derbakista sintonizado com os detalhes da dança do ventre. Ele sabe quando tocar um DUM e quando tocar um TAK de acordo com o que a bailarina estiver fazendo no palco. E mais importante, ele sabe como traduzir os movimentos em música.

As quartas e quintas categorias de derbakistas eu mesma inventei. São eles: bons debarkistas e maus debarkistas, e eles existem em todas as 3 categorias mencionadas anteriormente.

Por conta do salário ridículo, eu só consegui trabalhar com derbakistas muito ruins até agora. Derbakistas de $4,25. Isso é mais triste do que frustrante, porque o derbakista, ou tabbal, é, sem dúvida, o integrante mais importante da banda. Ele define o andamento da música e as deixas para os demais músicos. Mais importante: ele faz a bailarina dançar! (Sem dúvida, de diversas formas, o derbakista é a bailarina). Na falta de um derbakista talentoso, a bailarina está simplesmente ferrada. Todos os seus acentos vão sumir, e o seu solo de tabla será risível.

O mais engraçado disso tudo é que todos os derbakistas de $4,25 que trabalharam comigo até agora reclamaram de mim. Eles dizem que nunca viram uma bailarina como eu - que eles não conseguem me acompanhar. DUMs e TAKs demais. Aaaaah, como eu gosto de vê-los suando tanto quanto eu num show. :D

O verdadeiro problema é que esses derbakistas ficaram preguiçosos por nunca ter tido que trabalhar duro com as bailarinas egípcias. Isso porque a maioria das bailarinas egípcias não dança de verdade e não está nem aí, mas isso é assunto para outro post. Tocar derbake para uma bailarina estrangeira é algo completamente diferente - requer um derbakista experiente em trabalhar com estrangeiras. E por isso, meus amigos, que eu quero manter o meu derbakista a qualquer custo. Desejem-me sorte. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário