quinta-feira, 31 de maio de 2012

Resenha de DVD - Suhaila Salimpour - Bellydance Fitness Fusion BUNS

Esse é o meu primeiro post-resenha de um DVD! Resolvi começar a fazer esses posts porque minhas alunas às vezes me perguntam sobre onde, como e quais DVDs comprar e isso pode ser complicado.

Confesso que minha coleção de DVDs brasileiros é pobre, bem pobre, mas estou com uma coleção bem legal de vídeos estrangeiros e é sobre eles que pretendo falar aqui.

Suhaila Salimpour
Vou começar com uma coleção bem interessante da Suhaila Salimpour, uma bailarina americana muito renomada que continuou o trabalho da mãe (Jamila Salimpour, que alguns especialistas apontam como a fundadora do veio a se tornar o estilo tribal).

Suhaila, além de ser famosa por lá, tem uma escola muito grande de formação de bailarinas, que aceita inclusive estrangeiras, e o mote dela é "Formando bailarinas melhores através de uma técnica melhor", em outras palavras, o trabalho dela é muito pautado da técnica dos movimentos, repetições e condicionamento físico. Pessoalmente eu não gosto muito do trabalho dela como bailarina, mas os vídeos de aula dela são MARAVILHOSOS e as suas alunas são extremamente bem treinadas.

Caixa de DVDs da Suhaila

O primeiro DVD da série Bellydance Fitness Fusion (literalmente fusão de ginástica e dança do ventre), se chama BUNS, ou, em português, Glúteos!




Isso acontece porque toda a técnica de shimmie da Suhaila está baseada na contração dos glúteos. Sério. Fechou a boca? Então, vamos continuar. (depois faço um post só sobre os 3 tipos básicos de shimmie)

Nesse DVD, de deixar qualquer uma dolorida e rindo de nervoso, Suhaila nos leva por uma série de exercícios voltados para o fortalecimento dos glúteos (funciona, gente, fica tudo durinho e dolorido) e das pernas, e para exercitar a coordenação motora da região, de forma a controlar melhor a contração separada das bandas dos glúteos (é sério isso, gente, não ria! E funciona!).

A ideia aqui é que cada vez que você contrai só a banda direita (mantendo ambos os joelhos flexionados), o "quadril direito" sobe, e se você contrair só a banda esquerda, o "quadril esquerdo" sobe, e se você conseguir alternar rapidamente essas contrações você terá o shimmie! Parece complicado, né? E de início realmente é.

Mas o vídeo é bem legal, e vale a pena ter em casa e fazer a série sugerida de vez em quando (ter o dvd e não fazer os exercícios não adianta de nada! Só ficar olhando não malha!), mas para fazer os exercícios em casa eu sugiro que você tenha pelo menos um tapetinho de yoga (tem muito exercício de joelho no chão) ou uma almofada para exercícios, e que você se aqueça antes (o aquecimento que tem no DVD é muito curto e rápido para o meu gosto, eu prefiro me aquecer melhor). Um espelho é bom, mas não é obrigatório, dado que você vai precisar ver a sua televisão para seguir a série.

Outro ponto importante é que, apesar de dizer no DVD que ele é para iniciantes, isso NÃO É VERDADE, porque os exercícios são muito pesados, a não ser que você já faça dança há algum tempo ou faça alguma outra atividade física, não dá para acompanhar o ritmo da Suhaila, o lance dela é malhação mesmo!!!

Bom, o DVD vem dividido em 6 partes: aquecimento, trabalho de fortalecimento das pernas e dos glúteos, treino de coordenação motora básica, mais fortalecimento, treino de shimmie e relaxamento final. Tudo isso dura em torno de 30 minutos. 30 minutos de tortura, mas que valem a pena. Além do vídeo-aula, o DVD ainda tem uma apresentação de dança (uma coreografia de espada em grupo), um pequeno discurso da Suhaila sobre a vida da mulher moderna (com um toque de auto-ajuda, mas eu achei bacana), uma dança em círculo da Suhaila com as alunas e a filhinha (sim, na família Salimpour é assim, avó, mãe e filha são todas profissionais, sendo que a mãe e a filha começaram a essa vida de "profiça" antes dos 10 anos de idade) e nos extras você encontra uma mini-aula extra onde tem mais uma seção curta e bizarra de coordenação motora e de sequência de shimmies, um solo da Suhaila, e uma apresentação extra de dança em círculo.

Ufa! O DVD inteiro (as duas seções de malhação mais os vídeos de dança) não dura nem uma hora e meia, mas parece que você saiu de uma aula sem fim e que um trator passou por cima de você.

Agora, só para vocês entenderem o nível de bizarrice do que a Suhaila consegue fazer, segue um trechinho da parte de coordenação motora:


E para finalizar, um vídeo promocional do DVD


E bom treino!


6 comentários:

  1. Bizarro mesmo! Mas é sempre bom conhecer novas técnicas... Legal sua iniciativa de fazer as resenhas de dvds! Acho muito válido! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Cara eu conheço o shimmie de contração de gluteo, mas pra mim é uma parada q naoooo funciona! Sera q é pq minha bunda é caida? hahahaha Escreva DJHA sobre os 3 tipos de shimmie. Qro saber qual é o terceiro! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk
      O segredo do shimmie de glúteo é fazer a contração com os joelhos semi-flexionados e bem relaxados. Você precisa estar com a região do quadril relaxadinha também, para o quadril "subir" quando você contrair o glúteo :-)
      E caaaaaaaalma, vamos chegar lá rsrsrsrs um post sobre os 3 tipos de shimmie vai sair, mas preciso fazer uma boa pesquisa de vídeo para faze-lo direitinho :-)
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Caraaaaaaaaca, estou cada vez mais adorando seu blog. É inspirador. Achei super interessante esta proposta da Suhaila, e se não me engano já andei vendo divulgação aqui no Brasil de algumas escolas de Dança do Ventre que tbm estão colocando em prática este trabalho... Acho que para condicionamento físico é legal, ainda mais que envolve dança e isto torna muito mais interessante o exercício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Paula!!! Fico muito feliz (e mais animada em continuar o blog) quando leio comentários como o seu :-)
      Essa proposta da Suhaila de pegar pesado na técnica e no preparo físico é muito legal mesmo! Especialmente para quem quer se profissionalizar, que aí não tem como escapar dessas coisas :-)
      Para quem gosta de fazer exercício e detesta academia também é uma ótima opção :-)
      Beijosssssssss

      Excluir