quarta-feira, 20 de julho de 2011

Serkan Tutar - entrevista na RaqsART

Por Yuki RaqsART

tradução de Lalitha

Artigo original aqui.


1. Por que você começou a dançar Raqs Sharqi (dança do ventre)?

Hummmmm porque eu comecei a dançar Raqs Sharqi. Eu acho que era meu destino. Quando eu tinha 10 anos, estive na Arábia Saudita. Eu sou turco e desde que nasci eu escutava música oriental, que é muito rica na cultura turca. Depois que estive na Arábia Saudita me apaixonei de vez pelos sons árabes.

Na Arábia Saudita não tem dança do ventre ou bailarinas de dança do ventre. Eles têm o seu próprio estilo de dança e de música. Me apaixonei completamente pelos sons orientais quando estive lá. Quando voltei à Turquia, trouxe comigo diversas fitas de vídeo e comecei a estudar Raqs Sharqi com esses vídeos. Os turcos sempre amam dançar numa festa de casamento ou num festival. Foi um ótimo exercício e uma boa experiência para mim.

Quando eu tinha 17 anos, tive uma oportunidade de me apresentar em público. Era a minha primeira performance profissional. Fiquei estressado porque era uma festa grande, mas me apresentei. Fiquei no palco por mais de 45 minutos. Senti que aquele era o meu lugar enquanto dançava no palco. Não parei de aprender Raqs Sharqi.

Encontrei Nesrin Topkapi. Ela é a Rainha da Dança do Ventre Turca. Ela é uma lenda na Turquia!!! E eu tive a ótima oportunidade de aprender Raqs Sharqi com ela. Depois disso, continuei aprendendo com outros professores maravilhosos.

Eu tenho 18 anos de carreira na dança. Dançar é a minha vida. Por que comecei a dançar Raqs Sharqi? A resposta é que a Raqs Sharqi me deu a oportunidade de aproveitar o momento e eu simplesmente aproveitei. E não posso parar de aprender, porque tem muitas coisas para descobrir no mundo da dança do ventre.


2. O que é mais importante quando dançamos em público?

O mais importante é "se conecte com o seu público".

Se você for perfeito com a escolha da música, da roupa e da coreografia, a sua performance vai ser, a princípio, OK.

Primeiro de tudo, você precisa se respeitar e respeitar o seu público com o seu figurino e com a escolha da música, além de se expressar corretamente.

"Melhor manter a simplicidade".

Não se esqueça que nem todos do seu público são especialistas.

Mantenha os seus movimentos simples e limpos. Seus braços e mãos devem ser elegantes, e você deve manter uma postura bonita. Nunca olhe para o chão. Mantenha sempre o contato visual com o seu público.

"Sorrir é muito importante."

Você deve se comunicar com o seu público com o seu sorriso natural.

Ninguém gosta de assistir bailarinos que não sorriam.

3. Você poderia nos falar sobre o seu estilo de Raqs Sharqi?

Meu estilo de Raqs Sharqi é uma mistura entre o estilo Turco de dança do ventre com o estilo Egípcio Moderno, porque eu sou turco e o estilo Turco está no meu sangue.

Meu estilo é mais multi-cultural. Até porque eu quero acrescentar alguns elementos de fusão ou elementos ciganos, porque eu acho que vão tornar o meu estilo mais rico.

Claro que tenho muito respeito pelos bailarinos que preferem apenas um estilo.

Eu prefiro meu estilo moderno com mistura de estilo Turco, estilo Egípcio, Cigano e alguns elementos de fusão.

Eu acho que cada um possui a sua própria cor. Mas eu quero ser mais colorido e continuar aprendendo.

Você pode optar ficar numa cor só. Você também pode se aventurar e acrescentar mais cores ao seu estilo Raqs Sharqi atual. Eu prefiro aprender diferentes estilos, e acredito que essas experiências irão tornar a minha dança mais rica.

4. Você poderia nos contar sobre a relação entre Raqs Sharqi e as suas origens?

Eu sou turco. Você pode escutar música oriental numa festa e num casamento. Raqs Sharqi está no nosso sangue. Nós realmente temos uma cultura rica e variada. Então eu nasci e cresci nessa mistura. Eu acho que Raqs Sharqi é uma herança da minha cultura para mim.


5. Você poderia dar alguns conselhos ou fazer alguns comentários para bailarinos de Raqs Sharqi?

* Respeite a si mesmo, sua dança e seu público.

* Nunca pare de aprender! Sempre há novas coisas para se aprender.

* Aceite que Raqs Sharqi é uma Arte!! Você pode expressar os seus sentimentos através de Raqs Sharqi, mas não o faça de forma vulgar.

* Se você realmente ama Raqs Sharqi e quer ser bailarino, você será capaz de ultrapassar todos os obstáculos.

* Você não precisa amar todo o mundo ou todos os bailarinos, mas vocês devem se respeitar, porque nunca se sabe com quem você vai dançar no futuro.

* Nunca pense "Você é o melhor!", porque isso não é verdade. Cada um tem o seu próprio estilo, gosto e cor.

6. Quem é o seu bailarino ideal? Porque você gosta desse bailarino?

Minha bailarina Turca ideal é Nesrin Topkapi. Ela é a bailarina e professora que todo o mundo deveria ter. O seu respeito pela sua profissão, por si mesma e pelos seus alunos é maravilhoso. Você pode sentir diretamente o respeito dela quando ela dança ou ensina. Todos vão se apaixonar pela dança dela, porque você pode perceber a elegância dela, seus lindos movimentos e o seu carisma. Infelizmente, gerações mais novas podem perder essas características.

Meu outro ídolo é a Aziza do Canadá. Ela é uma linda bailarina e professora. Eu não preciso falar muito sobre ela. Se você assistir aos vídeos dela, sua dança vai lhe mostrar o que eu quero dizer.


7. Quais são os planos futuros com Raqs Sharqi?

Tentar melhorar a minha dança como uma arte. Eu já viajei pelo mundo, mas vou viajar mais e mais para ver bailarinos que tenham a mesma paixão por Raqs Sharqi.

8. O que é mais importante na hora de criar uma coreografia?

* Escolha as músicas certas para você. Você precisa se sentir bem com as músicas que escolher para a sua dança.

Por exemplo, se você é bailarina de tribal ou de um estilo de fusão, não escolha uma música clássica egípcia, porque ela não vai cair bem com o seu estilo de dança.

* Não se esqueça de sorrir e de manter uma boa postura quando criar a sua coreografia.

* Escute a sua música umas 50 ou até umas 100 vezes, porque a música vai te dizer o que você deve fazer. Faça ainda mais, escute a sua música em diferentes lugares (no seu estúdio de dança, no seu carro etc) e você vai ouvir e reconhecer novos detalhes da música a cada vez.

* Tenha certeza do que você quer.

* Defina se a sua coreografia será para um solo, grupo ou dueto.

* ABRA A SUA CABEÇA!!! Você tem mais potencial e possibilidades do que imagina. Não se bloqueie.

9. Como e/ou com quem você pratica?

Eu ensino diariamente de 3 a 4 horas em turmas semanais. Viajo pelo mundo para dar workshops nos fins de semana. E tudo isso faz parte da minha prática. Quando preciso criar uma nova coreografia eu ensaio de 5 a 6 horas todo dia.

Nunca pare de ouvir músicas de dança do ventre. Música sempre me traz novas inspirações. Bons professores também trazem muita inspiração para Raqs Sharqi! Nunca pare de aprender!!!

Serkan Tutar ensina o significado de Raqs Sharqi

Primeiramente, Raqs Sharqi é um nome genérico. Raqs significa "dança", e Sharqi significa "Meio Oriente". Então, Raqs Sharqi é a "dança do meio oriente". O Meio Oriente inclui a região entre Marrocos, Tunísia, Turquia, Líbano, Síria, Índia, China e Japão. Essa era a antiga Rota da Seda. Todos esses países tinham uma conexão com a sua cultura, dança e sua música.

Raqs Sharqi é um nome genérico, como Dança Oriental. Os franceses chama de "Danse du Ventre" que quer dizer Belly Dance (Dança do Ventre). "Danse du Ventre" inclui os tipos de dança que são indianas, turcas, marroquinas, ciganas e tailandesas.

"Danse du Ventre" é mais popular no estilo Egípcio e Libanês. Ambos os estilos são chamados de Raqs Sharqi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário